Sunday, March 4, 2007

Receita para o sucesso

Sim, Krull. Esse é o filmaço que acabo de adquirir. O disco veio com defeito, mas isso não vem ao caso, já está em processo de troca.
Por que esse é um filmaço? A receita é rasoavelmente simples e um dos principais motivos é o fato de não haver sequências, ou seja, se você quer que seu filme de fantasia seja bom, não faça continuações alem da história original.
Podem até achar que é exagero meu, pois existem filmes de fantasia, em sequencia, muito bons como "O senhor dos anéis", mas há um detalhe nesses casos. A história é uma só, ninguem comprou os direitos autorais pra ficar fazendo infinitas continuações como fizeram com "História sem fim", ou seja, Pode-se dividir um roteiro se ele for muito longo para fazer uma pequena quantidade de filmes.
Outro ponto importante é: Se o livro fez sucesso, não faça adaptações demais para fazer o filme, não se meche em time que está ganhando.
Existem saídas simples e baratas para se fazer efeitos especiais como maquetes, ou truques de camera, que por sinal foram extremamente bem utilizaados em O senhor dos aneis e anteriormente em Krull, que mesmo não contando com as atuais maravilhas da arte digital para aperfeiçoar as imagens, foi capaz de transmitir a ilusão do filme.
O ingrediente final é o elenco. Os atores podem até nem ser os mais experientes, mas é importante que sejam carismáticos. Arnold Shwartzennegger era um ator muito pior do que é hoje quando interpretou "Conan", mas levando em conta o personagem, não faria tanto sucesso se fosse interpretado por mais ninguem.
São ideias simples mas que podem salvar a bilheteria de muitos filmes.
Tenha sempre isso em mente e boa filmagem!

No comments: