Saturday, February 19, 2011

...Do crime todos devem saber.

A resportagem exibida pela bandeirantes essa semana que mostra uma policial suspeita de corrupção ser desrespeitosamente algemada e despida diante de colegas homens e mulheres, causou imensa comoção.
Porem o fato não deve ser apenas interpretada como violencia contra a mulher, não, ela vai muito alem disso quando se analisa.
Para começar, a violencia com que se dá o fato, pois a vitima se mostra cooperativa até o momento em que sua integridade é atacada, não podendo os delegados ou qulaquer um, alegar que a ação foi válida e moderada, como alega a corregedoria.
A não observancia do direito da suspeita de ser revistada por outra mulher, atenta contra a lei, uma vez que não haveria motivo para os investigadores alegarem que a diligencia sofreria retardo e ,se houve retardamento desta, a culpa se deu inteiramente por conta dos investigadores, que agiram com despreparo e falta de tato. Não importa a culpabilidade da funcionária: um crime não justifica outro.
Haviam policiais femininas no local e elas poderiam conduzir a revista sem constrangimento excessivo, porem, a boa vontade desenfreada dos delegados presentes em "fazer o filme" e agir como herois contra a corrupção, recebendo por isso o merecido crédito, que obviamente não queriam deixar para as mulheres presentes, possivelmente por pura vaidade, fez com que eles incorressem no que pode ser considerado, na opinião de muitos juristas, como abuso de autoridade, e nesse caso, acabaram prejudicando até mesmo a investigação contra a suspeita, pois devido ao tumulto instalado, mesmo sob o olho da camera, permitiu-se contestar a prova encontrada com a vitima, tal como mostra o vídeo.
O trabalho policial é uma área de imensa complicação pois quando se está do lado da lei e se detem poder sobre outros, os olhos estão sempre voltados para esse profissional, portanto este deve sempre seguir à risca o que a lei manda. Aquele que não tem capacidade de distinguir os extremos opostos, mesmo diante de uma situação cinzenta, corre o risco de prejudicar seu trabalho e mancha a imágem daqueles que deveriam proteger os ideais da sociedade, tais como os direitos humanos e dos cidadãos.
Ninguem está 100% preparado para todas as situações, mas falta de bom senso e desrespeito, sobretudo contra a mulher e as minorias, que infelizmente permeam as pessoas desde o berço, são o principal motivo da ocorrencia de tais fatos, ou seja, a mudança deve ser feita na própria estrutura básica da sociedade ou não haverá nenhuma garantia de mudanças sequer a longo prazo.
Muitos concordam que é toleravel se perdoar pequenos delitos, mas não os autores desta atrocidade, sim atrocidade, pois o fato é: Intimidar e ameaçar a vitima, para no final violar seus direitos e seu corpo como foi feito e sem a menor necessidade,  se caracteriza como tortura. Tortura pela qual autores deveriam ser processados e demitidos a bem do serviço público.

No comments: